Ex-sócios da VIRID lançam a Precifica, a primeira plataforma brasileira de precificação inteligente

Publicado em 02.04.2013 no veículo Portal O Empreendedor.

Ricardo Ramos e Walter Sabini Junior se uniram para anunciar a nova empresa, com plataforma que leva inteligência para as lojas virtuais reagirem à concorrência de forma 100% automatizada.

Empresa nasce com um investimento de R$ 5 milhões e missão de aculturar o mercado brasileiro com o conceito de precificação inteligente

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce nacional movimentou R$ 24,12 bilhões em 2012, um crescimento de 29% em relação ao ano anterior. Além disso, números levantados pela AmericaEconomia Intelligenceapontam que o Brasil representa 61% de todo o volume de negócios de tecnologia do setor na América Latina.
Por conta disso, o mercado segue cada vez mais aquecido, e qualquer informação e estratégia adicional para conseguir se diferenciar e atuar à frente da concorrência é uma grande conquista para os lojistas virtuais.

E, com o objetivo de apoiar o mercado a se desenvolver em busca da excelência, os executivos ex-VIRID – empresa adquirida pelo Grupo Experian – Ricardo Ramos e Walter Sabini Junior se uniram novamente e criaram a Precifica – www.precifica.com.br –, a primeira plataforma brasileira de precificação inteligente.

“Desde a época da VIRID, já acompanhávamos de perto o mercado brasileiro de e-commerce, e sempre vimos dificuldades dos players em acompanhar os preços da concorrência e definir estratégias de ações baseadas nessas alterações. Tudo era mais demorado porque era manual. Existiam soluções que resolviam parte do problema, mas a necessidade de algo completo e automatizado era iminente. Foi a partir dessa demanda que surgiu a Precifica e nossa missão de aculturar o mercado com a precificação inteligente”, afirma Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

A Plataforma

Totalmente configurável, a plataforma oferece inteligência para a loja virtual reagir à concorrência de forma 100% automatizada. Com a plataforma, o lojista captura e acompanha em tempo real as informações dos produtos dele e dos concorrentes através dos respectivos sites, comparadores de preço, email marketing, entre outros canais. São analisados preços, fretes, condições de pagamento e disponibilidade em estoque.

A partir daí, é possível configurar a precificação inteligente automática, alterando os preços dinamicamente através de critérios pré-definidos pelo lojista baseados nas ações da concorrência. Além disso, é possível sincronizar alertas via e-mail e SMS que indicam oportunidades.

A plataforma ainda é integrada com o Google Adwords, permitindo sincronizar os investimentos e ações nas campanhas digitais com as estratégias de preços.

“A Precifica é uma plataforma que vai levar mais inteligência para as ações de e-commerce, fornecendo mais informações para o gestor atuar. Ele vai passar a ter visão interna e da concorrência, e poder reagir e trabalhar com mais agilidade. É preciso entender, primeiramente, que não é uma solução só para baixar preços, e nosso trabalho também vai ser de aculturar o mercado a isso”, explica Ramos.

Além do e-commerce, a Precifica também chega para apoiar a indústria. Com a plataforma, os fabricantes podem acompanhar toda a rede de distribuição, aprimorar a equipe de vendas, ter um termômetro de aceitação dos produtos no mercado e, também, ficar atento à concorrência.

Investimentos e Expectativas

Para a criação da empresa, foram investidos cerca de R$ 5 milhões, voltados para desenvolvimento da ferramenta, infraestrutura, marketing e formação de equipe profissional. Além disso, a plataforma continuará a ser desenvolvida continuamente, sempre em busca de aprimorar a experiência e navegabilidade, de acordo com as necessidades do usuário.
Já para aculturar o mercado com o conceito de precificação inteligente, a Precifica planeja participar dos principais eventos de e-commerce durante o ano, além de realizar parcerias com as plataformas de lojas virtuais mais utilizadas no país.

De acordo com Walter Sabini Junior, COO da Precifica, as expectativas da empresa para os próximos dois anos são grandes. “Esperamos para 2014 alcançar o número de 500 clientes, com um panorama de faturar cerca de R$ 1 milhão ao mês”, finaliza.
Para mais informações, acesse: www.precifica.com.br

Leia na íntegra.

Essa matéria saiu também em: