Monitoramento Inteligente de preços aproxima a indústria dos pontos de venda

Publicado em 04.04.2014 no veículo Portal No Varejo.

precificaSolução aproxima e agrega mais conhecimento sobre a relação indústria e pontos de venda, possibilitando uma visão mais ampla sobre o nível de competitividade do varejo

Uma pesquisa realizada pela AMPRO (Associação de Marketing Profissional) com o IBOPE em 2011 já mostrava a preocupação da indústria em monitorar pontos de venda. De acordo com o levantamento, a indústria alimentícia era a que demonstrava mais interesse em investir em táticas promocionais nos canais, com 87%. Na segunda posição estava o segmento dos eletroeletrônicos, com 47% de interesse.

Até então, realizado de forma manual, o monitoramento demandava investimento financeiro, equipes dedicadas, além de muito tempo. Hoje em dia, pode ser feito de forma online, com informações praticamente em tempo real, e com economia.
Para explicar de forma mais sucinta, uma plataforma de monitoramento inteligente permite acompanhar todos os e-commerces que trabalham com seus produtos e apresenta ainda uma ampla visão do mix dos concorrentes. Imagine o seguinte exemplo: um fabricante de TVs que possua 50 linhas diferentes percebe que um lojista virtual importante trabalha apenas com 30 e não utiliza as outras 20 linhas restantes. É uma informação valiosa para que o fabricante possa desenvolver novas estratégias de venda e atinja 100% do seu portfólio em uma determinada revenda.

O recurso também oferece a disponibilidade de estoque de todos os seus produtos nos e-commerces revendedores. Com dados disponíveis de hora em hora, os fabricantes percebem quando um determinado artigo está em falta nas lojas monitoradas e ao invés de esperar por um novo pedido, pode se adiantar e oferecê-lo no ato. Também é possível monitorar marcas concorrentes na loja e ver quais linhas estão em desvantagem no preço. Além de confirmar se os preços mínimos e máximos sugeridos estão sendo seguidos pelos canais, e quando não estão, é possível gerar um alerta a ser enviado por email ou SMS.
Essa não é apenas uma solução para aproximar, mas também para agregar ainda mais conhecimento sobre a relação indústria e pontos de venda, possibilitando uma visão mais ampla sobre o nível de competitividade, reação mais rápida, e certamente, maior volume de venda.

*Ricardo Ramos é CEO da Precifica e diretor de métricas e monitoramento da ABComm.

Leia aqui o artigo original.