Veja dicas para melhor aproveitar a Black Friday

Publicado em 24.11.2015 no veículo Jornal o Destak.

Jornal O Destak

Dia de descontos ocorre nesta 6ª; pesquisa antes da compra e cuidados com pagamentos são orientações

Quem quiser aproveitar a Black Friday, dia de descontos no comércio marcado para esta sexta-feira, deve tomar cuidados, diz o Procon-SP (órgão de defesa do consumidor).

Segundo o site BuscaDescontos, organizador do evento, os descontos oferecidos neste ano chegam a 80%. Por isso, a data pode ser boa oportunidade para antecipar as compras de Natal.

Para Ricardo Ramos, fundador da Precifica, o consumidor deve pesquisar desde já os preços dos produtos que pretende adquirir.

Outra atenção é com o meio de pagamento. Para Daniel Bento, da ABComm, um dos maiores meios para a realização de fraudes é o pagamento por boleto bancário.

“É sempre bom buscar se não há reclamações anteriores das lojas em sites como Reclame Aqui e em outros fóruns de atendimento ao consumidor”, disse.

Também é necessário que se tenha atenção à política de trocas da empresa antes de efetuar a compra, alerta Luan Gabellini, sócio fundador da Betalabs, empresa de gestão de comércio eletrônico.

Cuidados com o bolso também são precisos. “Não compre se para isso precisar se endividar. Parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha certeza de que cabe no orçamento”, avalia o educador financeiro Reinaldo Domingos.

Outras precauções valem para qualquer compra pela web, como uso de um bom antivirus, não utilização de computadores públicos e verificação da reputação dos sites.