Case: Com baixa margem de lucro, precificação inteligente é solução para manter preço competitivo no setor de pneus

Case - KD Pneus

 

As margens no e-commerce se apertam cada vez mais. O Índice FIPE/Buscapé registrou queda mensal de -0,48% nos preços, em média, ao longo de 2014. No segmento de vendas online de pneus, o cenário é ainda mais complexo.

“As margens de lucro do setor são muito pequenas e qualquer flutuação, por menor que seja, pode influenciar”, explica Carlos Eduardo Molina, gerente de E-commerce da KD Pneus. “Além disso, o frete de segmento de pneus é muito caro. A carga é visada e o seguro fica alto. Assim, temos de subsidiar parte dos custos de entrega, encolhendo os ganhos. Por isso, não há espaço para erros na formulação do preço”.

Para então monitorar as ações dos concorrentes e manter os valores dos produtos de forma competitiva e saudável, a KD Pneus investiu na solução de Precificação Inteligente da Precifica. “Passamos a medir melhor o mercado, e ganhamos além da percepção do mercado, uma noção mais clara de que estamos praticando o preço correto”, conta Molina.

A solução também trabalha na verificação de exclusividade de estoque produto. “A Precifica avisa quando o estoque é único dentre os produtos dos concorrentes. Isso permite que a margem de lucro de determinados produtos-chave aumente justamente por conta da exclusividade”, afirma Molina

Até mesmo a possibilidade de dialogar com fornecedores tornou-se melhor com o monitoramento. Graças ao novo posicionamento de Monitoramento Full – painel que permite acompanhar de hora em hora a evolução dos preços de mais de 12 mil modelos únicos de pneus em mais de 30 varejistas online, o executivo agora tem insights valiosos para a relação da sua empresa com seus fornecedores.