Pesquisa recorrente pelo melhor preço se espalha das passagens aéreas para todo o e-commerce

Preços no E-commerce

De roupas a eletrônicos, fazer uma busca diária pode render descontos significativos ao consumidor devido à Precificação Dinâmica

Desde a popularização da Internet no Brasil, no início dos anos 2000, acessar os sites de agências de viagens e companhias aéreas em períodos do dia ou da noite passou a fazer parte da rotina de quem pretende viajar, sempre em busca do menor preço. O hábito se intensificou a partir do momento em que as companhias aéreas começaram a fazer promoções relâmpago, oferecendo passagens nacionais e internacionais a preços bem abaixo do comum.

Com o segmento de viagens como precursor da Precificação Dinâmica, a estratégia se espalhou aos poucos até alcançar todos os nichos do e-commerce. É comum hoje em dia os consumidores recorrerem aos comparadores de preço diariamente à procura da melhor oferta para o produto desejado, seja um smartphone, um notebook ou uma TV de LED. Checar como andam os preços todos os dias pode garantir a compra do tênis da moda ou de uma camisa de time de futebol, entre tantos outros itens, com o melhor preço.

A máxima do “quem espera sempre alcança” vale para os compradores menos afoitos, que “namoram” um produto durante dias, semanas ou até meses, esperando pela oportunidade de encontrar uma loja que ofereça um preço praticamente irrecusável. E esse momento, de fato, chega. É possível, com uma diferença de poucos dias, levar por R$ 479 um modelo de smartphone que custa regularmente R$ 699, por exemplo, numa diferença que chega à casa dos 30%.

O interessante é que a briga pelo melhor preço atualmente acontece até dentro dos maiores players do e-commerce, que viraram marketplaces nos últimos anos, hospedando lojas menores para vender ou entregar os mesmos produtos. Sem condições de oferecer valores competitivos, esses varejistas tentam abocanhar os visitantes com opções diferenciadas de pagamento e frete, torcendo por uma oportunidade de ouro: quando seu produto se esgota no estoque da concorrência.

Assim, podemos dizer que acompanhar oscilação e pesquisar com frequência já virou lição de casa para quem deseja fazer uma boa compra pela Internet – até mesmo durante visitas a lojas físicas. Por esse motivo, contar com uma ferramenta que proporcione uma estratégia eficiente de Precificação Dinâmica torna-se indispensável para todas as lojas: do eletrônico à moda, dos brinquedos aos automotivos. Na constante procura do consumidor, quem aparece na hora certa e com o melhor preço se dá bem.