Você monitora a política de parcelamento do concorrente?

Monitoramento

Seis em cada dez consumidores brasileiros parcelam suas compras no e-commerce, de acordo com o relatório Webshoppers, da E-bit. O número exemplifica a importância que a venda a prazo possui para uma loja virtual. Entretanto, é preciso ter planejamento e cautela, pois uma estratégia errada pode comprometer o fluxo de caixa da empresa.

Uma alternativa é monitorar as políticas de parcelamento dos concorrentes, algo ainda novo no mercado brasileiro, mas que permite maior eficiência na gestão do comércio eletrônico.

Confira quatro facilidades que este recurso traz para o varejista virtual:

Melhores taxas de juros: com o monitoramento, é possível descobrir as taxas de juros aplicadas pelos principais concorrentes. Dessa forma, o e-commerce consegue aplicar percentuais mais vantajosos e até mesmo se manter em uma margem segura, evitando que o consumidor escolha fazer a compra na loja do concorrente.

Número de parcelas: da mesma forma, a prática revela a quantidade de parcelas concedidas nos demais varejistas. Com esta informação em mãos, o empresário reajusta sua política de parcelamento e até pode se antecipar, oferecendo melhores condições.

Valores praticados: o valor da parcela é algo que fica evidente para o cliente na hora de decidir pela compra. Portanto, é importante descobrir os valores mínimos e máximos praticado pelos concorrentes nos prazos com e sem juros.

Auxílio na estratégia: com o monitoramento de parcelamento, preço e frete, o lojista obtém uma visão ampla do seu mercado de atuação para desenvolver a melhor estratégia comercial.

* Luiz Pereira é COO da Precifica, primeira empresa do Brasil especializada em precificação inteligente – www.precifica.com.br