Análise de Sortimento: como funciona e para que serve?

Análise

Existem vários caminhos que você pode seguir para transformar o seu e-commerce em uma loja bem sucedida. Entre eles está a análise de sortimento, solução que a Precifica oferece para ajudar o lojista a encontrar as melhores opções no momento de vender algum produto.

Junto à precificação e ao monitoramento de frete, a análise de sortimento fecha o tripé da formação de preços em qualquer e-commerce. Isso acontece porque ela entrega ao comerciante um relatório com base no catálogo de produtos da concorrência, onde estão todas as informações necessárias para auxiliar na definição de um bom posicionamento, além de identificar as melhores oportunidades para ter um mix de produtos que concorra com outros sites do mesmo gênero.

Como funciona

O varejista online tem um papel muito importante na definição da área que será analisada, ou seja, ele definirá quais são os concorrentes para que a ferramenta possa fazer o seu trabalho. Afinal, ninguém melhor que o próprio lojista para saber como funciona o seu nicho e poder indicar em qual ponto deseja chegar.

Por exemplo, se a sua loja atende a um determinado segmento, não vale a pena buscar se equiparar a comércios que são mais abrangentes, mas é válido se aprofundar e especificar naquela área que você deseja dominar. Assim, se o seu e-commerce é mais “seleto”, você pode monitorar o sortimento que os seus concorrentes mais diretos têm e então oferecer ao seu consumidor mais opções.

Agora, se a sua loja online abrange diversas categorias, quanto mais opções você tiver, melhor. Por isso a análise de sortimento se torna um passo obrigatório para o seu projeto de marketing, sendo uma loja pequena, média ou grande.

As informações

Além do relatório entregue pela ferramenta que mostra quais são os produtos que os seus principais concorrentes vendem, você terá acesso ao preço e a disponibilidade. Desta maneira você pode saber de antemão se esses itens realmente devem ser vendidos no seu e-commerce e se eles fazem o estilo do seu público.

A análise de sortimento é a melhor maneira de fazer a sobreposição entre a variedade que o seu e-commerce possui em relação aos seus concorrentes, otimizando o que você deve ter em estoque ou até mesmo eliminando aquilo que já não é tão interessante ao seu público alvo.