Análise de sortimentos pode evitar margens apertadas no e-commerce

As margens de lucro no e-commerce vêm sendo cada vez mais apertadas. Os valores cobrados no comércio eletrônico caíram 1,46% entre junho de 2013 e junho de 2014, de acordo com o Índice FIPE/Buscapé, divulgado junto ao Webshoppers, do e-bit.

Nessa alta competitividade, muitas lojas virtuais definem sua estratégia de preço a partir da concorrência. No entanto, por vezes essa não é a melhor estratégia a ser seguida. “Os e-commerces são mais distintos do que seus gestores acreditam, e com esta comparação criam uma disputa desnecessária. É preciso uma solução inteligente para identificar corretamente os reais competidores”, explica Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

Primeira empresa do Brasil especializada em precificação inteligente, a Precifica conta com a solução de Análise de Sortimento para auxiliar o lojista virtual a definir seu posicionamento no mercado. O serviço traz um relatório completo baseado no catálogo de produtos da concorrência, separando-os por categorias e marcas, com disponibilidade e o preço médio dos itens trabalhados.

“O empresário consegue ter mais clareza sobre quais são seus concorrentes diretos, analisar as rupturas, identificar oportunidades, e, até mesmo entender se os valores praticados estão de acordo com o público-alvo”, explica Ramos. Essa solução é diferente de monitoramento: “o acompanhamento contínuo auxilia em decisões rotineiras, enquanto a Análise de Sortimentos apoia a estratégia de mercado da companhia”.

Os relatórios podem ser mensais ou realizados na periodicidade desejada pela loja virtual.

Porque utilizar a Análise de Sortimentos:

Entenda o portfólio de produtos da concorrência: Saiba quanta sobreposição existe entre a sua variedade e de seus concorrentes. Afine a sua seleção de produtos para torná-la mais diferenciada possível.

Otimize a sua gama de produtos: Descubra quais itens disponíveis no mercado que não estão em seu portfólio, mas que poderiam complementar o seu mix de produtos.

Identifique produtos mais rentáveis: Com uma visibilidade completa dos produtos oferecidos no mercado, as decisões de sortimentos ficam mais eficientes.