Como fazer uma promoção de Natal

promocao-de-natalNos últimos dias que antecedem o feriado do Natal, a busca por presentes cresce substancialmente, e isso ocorre por vários motivos: recebimento da segunda parcela do décimo terceiro salário, proximidade com o recesso de final de ano, em que as pessoas costumam viajar para visitar familiares, e claro, pelo costume brasileiro de esperar a proximidade de datas festivas para só então fazer suas compras.
Essa corrida às lojas tem acontecido também no ambiente virtual, onde o movimento cresce e se amplia a cada ano. Por isso, saber como fazer uma boa promoção de Natal pode aumentar o seu volume de vendas e trazer ainda mais lucro nessa época.

Crescimento das vendas no Natal

A previsão de analistas e especialistas da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de que as vendas de Natal subam em média 5% em relação ao ano de 2012, e, segundo o Jornal do Comércio, os bens mais procurados serão brinquedos e itens de vestuário.

Aproveitando essa previsão otimista, é hora de fazer com que sua loja virtual esteja presente nesse crescimento e faça parte das estatísticas!

Algumas dicas de como oferecer boas promoções

Ofertas relâmpago: que tal escolher alguns itens específicos do seu e-commerce para uma oferta relâmpago? Divulgue nas redes sociais da empresa e comunique seus clientes por e-mail marketing que em determinada data, durante um tempo específico, tais itens estarão com X% de desconto especial de Natal. É nessas oportunidades que o cliente acaba comprando presentes de eventos como o Amigo Secreto, por exemplo.

Descontos direcionados: se uma parte dos seus consumidores tem como hábito a compra de camisetas e outra parte a compra de tênis, por exemplo, crie promoções específicas para essas duas categorias, e comunique por e-mail marketing de forma segmentada para esses dois públicos. Utilizar a precificação inteligente ajuda a detectar quais produtos podem ter seu preço melhorado.

Frete grátis: adote o frete grátis para compras a partir de determinado valor ou para produtos específicos, ou em ambos os casos.

Cupons ou códigos de desconto: ofereça via e-mail marketing tickets ou códigos que proporcionem descontos específicos para o período. Por exemplo: “ganhe R$ 15 de desconto em qualquer compra até o dia 24/12”, ou algo nesse sentido.

Agora é só colocar em prática as dicas e divulgar suas estratégias. Boas vendas e um Feliz Natal!