Dicas para melhorar as vendas de Natal no seu e-commerce

E-commerce Natal

O Natal é uma das datas mais importantes para o comércio, tanto na aquisição de itens de uso pessoal quanto para presentear outras pessoas. Quem não aproveitará os descontos da Black Friday para fazer as compras de final de ano, com certeza buscará em dezembro ofertas para adquirir os produtos que ficaram de olho durante o ano todo.

O benefício para os lojistas é que a chegada do 13º salário entre o final de novembro e meio de dezembro deixa o consumidor mais disposto a comprar!

Veja algumas dicas para que o seu e-commerce atraia mais visitas e vendas durante essa época:

Ofereça boas condições: Independente do perfil do consumidor – seja o mais frequente ou aquele que compra apenas em ocasiões especiais, no Natal há sempre a procura pelos melhores preços, e o principal critério de desempate pode ser a confiança na loja ou as condições de entrega. Para isso, você pode utilizar o monitoramento de frete no seu e-commerce, ajudando a elaborar uma estratégia de venda muito mais eficaz e que traga bons lucros. Afinal, segundo pesquisa da Rakuten, 61% da decisão de compra depende diretamente do preço.

Melhore o relacionamento pós-venda: aproveite as vendas que você já efetuou e fidelize esse cliente com um canal aberto de comunicação, além de oferecer ofertas especiais para consumidores recorrentes. Ofereça alternativas para que o seu cliente entre em contato e possa ser ouvido, seja nas críticas ou nos elogios.

Planeje seu estoque: quantificar o seu estoque é um passo essencial para oferecer preços adequados e atender o seu consumidor. Quando o estoque é elevado há declínio de preços e aumento de vendas, mas isso acontece às custas de margens muito reduzidas. Com a análise de sortimento você consegue entender como seus principais concorrentes se preparam para o Natal e não ficar de fora da disputa pela atenção do consumidor.

Precificação: com a precificação você pode fazer um estudo do comportamento de seus concorrentes e melhorar também a estratégia do seu e-commerce para o Natal. Ela permite que essa pesquisa seja feito automaticamente, assim como a alteração de preços. Há também a opção de receber uma notificação quando você está com um produto exclusivo, dando a oportunidade para aumentar o preço.

Como chamar a atenção do seu cliente

Como no Natal é o cliente quem costuma procurar a loja, é desejável que o seu e-commerce já esteja na memória das pessoas de uma maneira positiva. Porém, ainda há tempo para se planejar e fazer uma ação que atraia mais consumidores para a sua loja. As ofertas e promoções são boas alternativas para esse momento.

Ofertas-relâmpagos também são uma boa pedida. Você pode anunciá-las na página principal de sua loja, além das redes sociais, estimulando mais visitas ao seu site e estimulando as pessoas a navegarem entre outros produtos sugeridos.