Dicas para quem quer empreender, por Walter Sabini Junior

 

fotojuniorsabini

Por Walter Sabini Júnior

Empreender é um dos termos da moda no Brasil. Pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, realizada pelo Sebrae no país, aponta que a taxa de empreendedores brasileiros é de 34,5% da população entre 18 e 64 anos. Com a instabilidade econômica, muitos profissionais pensam em abrir suas empresas. Entretanto, constituir um negócio exige mais do que uma boa ideia, capacitação e análises de mercado. Confira cinco dicas para desenvolver um espírito empreendedor:

Só entre naquilo em que acredita: encarar a empreitada exige que o profissional “viva” o seu segmento: ele precisa estar presente em reuniões, palestras, eventos e outras ações. Portanto, é imprescindível que ele acredite no sucesso do seu empreendimento. Se ele tiver qualquer dúvida ou receio, é melhor refletir antes do que se arrepender depois.

Invista em pessoas: tecnologia é importante, uma boa gestão é imprescindível, mas o sucesso começa com os profissionais envolvidos. Contrate bons colaboradores e qualifique-os. Assim, soluções inovadoras sempre aparecerão em reuniões.

Saiba executar: atualmente, encontrar boas ideias é fácil; o problema é tirá-las do papel e executá-las no mercado. O principal obstáculo para muitas startups é garantir escalabilidade, ou seja, fazer com que essa ideia inovadora atenda os requisitos dos clientes e consiga crescer.

Encare novos desafios: com o tempo, o empresário vai acumular funções e precisa estar disposto a novas situações em seu cotidiano, seja atuando em uma área que não conhece ou até delegando liderança para outras pessoas. Empreendedor que se preze não pode ter receio de novidades!

Aprenda com erros: por fim, é natural que a empresa passe por intemperes em sua jornada, sobretudo nos primeiros anos. É na adversidade que os profissionais conseguem aprender coisas novas e, dessa forma, crescem. Toda solução inovadora começa com pequenos erros.

* Walter Sabini Júnior é sócio-fundador da Hi Partners Capital&Work e possui mais de 15 anos de experiência no mercado digital.