Entenda mais sobre sortimento e saiba por que ele é tão importante

Análise de sortimento

Uma das maiores preocupações para um empresário que possui um e-commerce é, certamente, saber como se diferenciar de outras lojas, já que a concorrência é ainda maior no meio online. Se existem lojas que vendem de tudo e entregam praticamente no país inteiro, o que oferecer como diferencial e consequentemente atrair os clientes para o seu e-commerce?

Investir no sortimento é sem sombra de dúvida um dos principais métodos para fazer com que os visitantes online optem pela sua loja por conta da oferta dos seus produtos – seja pela diversidade ou pela disponibilidade.

Mas o que é o sortimento?

O sortimento abrange tudo o que é comercializado em uma loja. Ele pode ser dividido em categorias que agrupem os itens correlatos – em lojas de roupas, isso significaria uma divisão entre roupas masculinas, roupas femininas, roupas infantis, roupas íntimas, entre outras.

Por exemplo: em uma loja que seja especializada em uma determinada categoria de produtos é possível que o sortimento seja menor do que em uma loja que tenha várias categorias. No entanto, uma outra loja que atenda a vários “nichos” dificilmente conseguirá manter uma grande variedade de produtos em cada categoria, fazendo com que a procura por uma loja mais específica seja maior quando o cliente desejar ter mais alternativas.

Variedade e profundidade

A variedade pode ser um grande atrativo, mas muitas vezes ter “profundidade” de opções é tão importante quanto a diversidade de itens em si. Para se ter uma variedade maior é possível apostar em mais marcas, categorias e departamentos que serão comercializados na loja, enquanto a profundidade está mais relacionada com a quantidade de opções dentro de cada categoria.

Ou seja, enquanto uma loja especializada em cosméticos terá diversas opções de marcas de xampu, condicionadores e outros produtos para a pele, um hipermercado normalmente terá apenas aqueles que são mais procurados pelo público. Enquanto a primeira loja tem menos categorias (cosméticos), ela terá maior profundidade, já na segunda o número de categorias é maior (cosméticos, alimentação, produtos de limpeza etc), mas a profundidade menor.

É interessante ter uma loja com grande variedade e profundidade? A resposta é muito relativa, pois dependerá do nicho de consumidor que você pretende atingir, o tamanho do seu e-commerce e quais são os seus concorrentes. A Precifica, ao oferecer a Análise de Sortimento, apresenta um relatório com tudo aquilo que seus principais concorrentes oferecem, e possibilita que o comerciante saiba qual área deve ser ampliada ou até mesmo o que pode ser eliminado, nos casos das categorias que não são lucrativas ou saem do perfil da marca.

Por isso é importante que o seu e-commerce tenha um sortimento adequado, resultado de uma boa análise entre as variedades e profundidades de cada categoria e produto. Em conjunto com outras ferramentas, como a precificação, você poderá chamar a atenção e fidelizar o seu consumidor com uma boa oferta de itens e preço competitivo nos produtos.