Estratégias de precificação para datas comemorativas

As datas comemorativas (principalmente Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, das Crianças) são momentos excelentes para impulsionar as vendas no varejo eletrônico. Com um planejamento eficaz, é possível trabalhar as diversas possibilidades de estratégia e precificação nesses períodos.

Estratégia de preços em datas especiais

Para os pequenos e médios varejistas, a estratégia deve ser direcionada, sem necessariamente precisar seguir as tendências de preços dos grandes players do mercado, que têm volumes de venda e de lucro mais agressivos. Por isso, algumas dicas valiosas podem ser levadas em consideração para impulsionar as vendas da sua loja virtual durante esses períodos sazonais.

Promoções: Colocar em promoção alguns itens específicos do seu estoque é uma forma de atrair clientes. “Bolsas de couro com 15% de desconto para o Dia das Mães”, “Todas as camisetas do site pela metade do preço para o Dia dos Namorados”, entre outros exemplos, tendem a chamar mais compradores, além de permitir que você aplique uma margem mais rentável em outros itens do estoque que são procurados na data. Para divulgar essas ações, capriche no uso de redes sociais e e-mail marketing.

Precificação: Para entender como a concorrência tem trabalhado, os valores dos produtos de épocas sazonais e ajustar os seus preços, a dica é utilizar ferramentas de precificação, que além de poupar tempo evitando que você precise fazer as pesquisas dos preços manualmente, ainda permite que o ajuste de valores aplicados seja feito a qualquer momento, automaticamente, tornando seu produto ainda mais competitivo. Além do monitoramento de preço, essas ferramentas capturam informações sobre estoque para que você possa aproveitar oportunidades quando, por exemplo, estiver com estoque exclusivo podendo inclusive aumentar o seu preço.

Datas locais: Além das datas sazonais comuns à todo o país, existem datas específicas em regiões do Brasil que chegam a superar períodos campeões de vendas, como o Natal ou o Dia das Mães. É o caso do São João em lugares do nordeste como o Piauí, evento que movimenta milhares de reais no mês de junho. Por isso, fique bastante atento ao calendário local e aproveite a oportunidade adequadamente.