Estudo de mercado contribui para o posicionamento ideal da sua empresa

Crescimento de mercado

Por meio de estudos de mercado é possível conhecer melhor as dimensões possíveis de atuação e ampliação de cada negócio e, assim, permitir o crescimento e o desenvolvimento de novas estratégias bem sucedidas.

Essa importância é amplificada no caso de pequenos e médios negócios. O potencial estratégico contido nesse conhecimento pode designar completamente o sucesso ou fracasso de algum empreendimento.

Pequenas e médias empresas são altamente beneficiadas

O peso que pequenas e médias empresas exercem no mercado é imenso. São consideradas o principal motor econômico brasileiro e representam uma fatia de quase 99% das 6,3 milhões de empresas existentes no País, segundo o Sebrae. Elas representam, inclusive, mais de dois terços das ocupações do setor privado, ou seja, são responsáveis pela criação de empregos e movimentação econômica das mais diferentes áreas.

Em razão do crescimento constante e a competitividade de mercado, essas empresas estão sujeitas também a maiores turbulências e variações de seu ambiente de atuação. O planejamento segue outros parâmetros e muitas delas encontram dificuldades em arquitetar seu futuro. Em contrapartida, sua versatilidade é um diferencial.

O investimento em pesquisas, mesmo em empresas de pequeno porte, é uma medida extremamente rentável e com bons resultados a médio e até mesmo a curto prazo. Um bom estudo de mercado é a chave para otimizar as ações e direcionar os esforços, entendendo melhor todo o funcionamento do sistema e da área de atuação. Esse estudo demonstra também os melhores caminhos para consolidar e expandir a marca em meio ao cenário atual, monitorando a performance e a penetração do empreendimento em seu campo.

Esse feedback é dado por meio do conhecimento do público alvo, com o qual é possível estabelecer um diálogo e entender melhor as necessidades e hábitos desse possível cliente e parceiro. É importante que os empresários enxerguem essas potencialidades e direcionem recursos para investir nesses estudos.