Renove o plano de negócios para seu e-commerce

Antes de começar um empreendimento digital é imprescindível investir tempo no planejamento. Isso ajuda principalmente a pontuar o que precisa de fato ser feito antes de lançar um projeto. Criar um plano de comércio para o seu e-commerce é um dos passos mais importantes, no entanto é preciso entender que o meio online está em constante e rápida evolução, tornando obrigatória a revisão periódica do seu negócio, mesmo quando a loja já está ativa e com resultados satisfatórios.

É preciso então planejar por etapas. Definir como serão implantadas as inovações e analisar as variáveis envolvidas e ajudam o empresário a ordenar e sequenciar ações, ao mesmo tempo que oferece visão mais clara e objetiva do cenário em que as atividades devem ser desenvolvidas.

Como fazer um novo planejamento

A primeira etapa para elaborar o novo planejamento é analisar o mercado e considerar o que aconteceu e ainda pode acontecer no meio do caminho. São perguntas que você deve fazer a si mesmo a respeito do seu negócio, a exemplo de: e se o preço de custo aumentar, e se o meu estoque sobrar, e se um novo concorrente entrar… Esse exercício levanta questões importantes, que podem até não ter resposta imediata, mas já auxiliam no planejamento de novas ações estratégicas. Outro ponto é estabelecer metas e desenhar caminhos para alcançá-las. O que quero ser, como quero me posicionar, com quem quero concorrer, além, é  claro, do planejamento financeiro, que envolve os números que obrigatoriamente devem ser alcançados e ainda melhor, ultrapassados.

Tão importante quanto os pontos que foram colocados até agora é o mix de produtos a ser oferecido. Para isso, é importante entender como está sua oferta em relação a concorrência. Hoje, já é possível fazer uma análise de sortimento, para se ter ideia real de como está o mercado do nicho do seu empreendimento, identificando inclusive novos produtos que você ainda não trabalha, ou até mesmo itens que podem eventualmente ser descontinuados.

O plano de marketing também deve receber atenção especial, tanto o digital quanto o convencional. É preciso engajar sua marca em todas as mídias e interagir de forma personalizada através de cada uma delas.

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