Uma tabelinha entre Dia dos Namorados e Copa do Mundo no e-commerce

Celebrado em 12 de junho aqui no Brasil, o Dia dos Namorados se consolida cada vez mais como uma importante data para o varejo virtual. No ano passado, por exemplo, o e-commerce brasileiro faturou cerca de R$ 1 bilhão no período, segundo previsão do E-Bit. Os segmentos “Moda e Acessórios” e “Cosméticos e Perfumaria” são os que mais incrementam vendas – não por acaso os dois líderes de faturamento no mundo online. Entretanto, outros setores, como flores, livros e chocolates, também aumentam os pedidos com os consumidores apaixonados.

Porém, neste ano, a data romântica coincide justamente com a abertura da Copa do Mundo de futebol no Brasil. O evento também é esperado com ansiedade pelos lojistas, que vislumbram o aumento de vendas. O fato gera uma dúvida no setor: será que uma data anula a outra? Como o e-commerce pode potencializar os dois eventos e aumentar o faturamento? A boa notícia é que as duas datas, juntas, podem render frutos. Em 2010, por exemplo, as vendas no Dia dos Namorados cresceram cerca de 40% em relação ao anterior. É uma boa possibilidade para o e-commerce ampliar as vendas em diferentes categorias de produtos, garantindo aumento do faturamento. Veja quatro dicas imprescindíveis:

Diferencie o portfólio – há itens que vendem mais com a Copa do Mundo, como eletrônicos, e outros com o Dia dos Namorados, como cosméticos, vestuário e flores. Identifique no seu mix de produtos os que possuem apelo para cada data e trace as melhores estratégias para atender os consumidores durante o período.

Entenda o público – identifique quem é o seu consumidor. Tente elaborar ações dentro da sua loja que levem a identificação do seu cliente. Separar seções dentro do e-commerce com produtos específicos para cada evento pode ser uma boa idéia. O importante é que você explore tais datas da melhor forma, e não perca nenhuma oportunidade.

Aplique estratégias diferentes – elabore a estratégia de preços para deixar o estoque atraente. Uma ferramenta útil é o monitoramento de concorrentes, que informa se o preço está em vantagem, ou ainda a adoção de valores específicos para determinados períodos, levando em conta os itens relacionados aos eventos.

Faça promoções – faça com que os produtos de mais apelo para o Dia dos Namorados ou Copa do Mundo tenham os melhores preços. Isso será um chamariz para os consumidores, que podem conferir outros destaques do catálogo e aumentar o ticket médio da loja.

*Luiz Pereira é Diretor Comercial da Precifica, a primeira plataforma brasileira de Precificação Inteligente – www.precifica.com.br