3 dicas para sua empresa alcançar o BuyBox!

A busca incessante por novas maneiras de potencializar as vendas é um dos desafios mais comuns que os gestores de lojas virtuais enfrentam. Com um setor cada vez mais disputado e consumidores altamente exigentes, quem não se empenhar nessa atividade dificilmente terá sucesso.

Na tentativa de se diferenciar ainda mais e também de atingir o público certo, muitos empreendimentos dependem dos marketplaces e de seus principais recursos. Um dos mais relevantes é o BuyBox, mas você sabe ao certo o que é isso? Ainda não?

Então confira o conteúdo a seguir, compreenda melhor esse conceito e descubra algumas dicas para sua empresa alcançar a frente da concorrência!

O que é o BuyBox?

O BuyBox, que pode ser traduzido ao pé da letra como “Caixa de Compras”, é exatamente aquela caixinha que exibe como destaque os itens que estão com as melhores ofertas relacionadas ao que o visitante está procurando no site. Normalmente, ela encontra-se no canto direito da tela das páginas nos marketplaces.

Essa posição é muito almejada pelos e-commerces, pois impulsiona o negócio e é responsável por gerar maior número de visualizações e vendas para os varejistas. Para definir quais mercadorias aparecem ali, são adotados alguns critérios que variam de acordo com cada empresa.

Que fatores influenciam o posicionamento da empresa?

Para eleger quem ocupará esse espaço privilegiado, os marketplaces avaliam as mercadorias de acordo com alguns critérios. O principal deles, logicamente, é o preço, mas esse não é o único.

Outro ponto avaliado e que faz muita diferença é o valor do frete. Empresas que investem mais em logística e oferecem entregas grátis terão mais chances de alcançar o BuyBox. Prazos de entrega também são levados em conta.

A reputação também é importante. Em alguns marketplaces, para ficar em destaque, a loja virtual precisa de um mínimo de avaliações positivas dos clientes. A disponibilidade é outro item considerado, pois não é pertinente anunciar produtos que não estejam disponíveis em estoque.

Por conta disso, varejistas que garantem o atendimento das suas demandas e a entrega constante de produtos acabam saindo em vantagem na disputa por esse lugar.

Como alcançar o BuyBox?

Existem algumas dicas que podem ajudar o seu e-commerce a alcançar o BuyBox:

Compare o preço dos concorrentes

Se o preço é um critério relevante para alcançar o BuyBox, analisar a precificação da concorrência é uma estratégia inteligente. Com esse dados em mãos, os gestores podem identificar oportunidades para otimizar a margem de lucro e garantir posição de destaque nesse ranqueamento, buscando sempre o preço ideal. Oferecer um valor de venda competitivo fará toda a diferença.

Ofereça promoções de frete

Se o valor do frete for muito elevado, seus produtos terão menos chances de alcançar o BuyBox. Os marketplaces consideram a logística como um custo implícito para os consumidores, e isso acaba influenciando a definição de o item ir ou não para uma posição de destaque. Além disso, a pontualidade de envio também é um fator importante para o ranqueamento.

Melhore a reputação a loja

Os e-commerces são avaliados pelos consumidores em praticamente todos os marketplaces, e isso pode ajudar ou atrapalhar a reputação da marca. Portanto, se você quiser que seus produtos alcancem o BuyBox, é essencial ter boas notas e depoimentos.

Normalmente, os clientes consideram aspectos como a qualidade das mercadorias, a pontualidade, o atendimento, o custo de frente, entre outros fatores. Se seu desempenho for positivo, a sua visibilidade será privilegiada.

E então, pronto para alcançar o BuyBox? Para entender melhor o funcionamento desse mecanismo, conheça mais sobre marketplaces!

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