Indústria: quatro motivos para ficar de olho nos marketplaces

4-marketplaces

Novidade até pouco tempo atrás, os marketplaces já são uma realidade para o e-commerce nacional. Em 2015, esse modelo de negócio representou 20% do faturamento total do e-commerce brasileiro, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), enquanto que as vendas de parceiros nos sites da B2W e Cnova, dois dos principais portais do país, representaram, respectivamente, 7% e 12% das receitas dessas empresas.

Contudo, não são apenas os lojistas virtuais que podem se beneficiar dos centros de compras online. As indústrias, que contam com revendedores para oferecerem seus produtos, também podem aumentar a rentabilidade nesse canal por meio do monitoramento desses players. Confira quatro motivos para esse setor também investir nos marketplaces:

1 – Amplie a visão de possíveis parceiros

Uma das vantagens do marketplace é reunir sob o mesmo portal uma grande quantidade de lojistas virtuais. Assim, de uma só vez, a indústria consegue monitorar um número maior de e-commerces, aumentando a observação de seus produtos nos pontos de vendas. A tática é mais eficiente do que analisar individualmente cada comércio eletrônico diretamente em suas páginas.

2 – Tenha informações mais apuradas

Com uma base de análise maior, consequentemente as informações serão mais apuradas e assertivas. A indústria consegue, por exemplo, descobrir o preço médio de seus itens na revenda e quantos lojistas estão respeitando o valor mínimo e máximo sugerido. Dessa forma, é possível planejar medidas para ampliar o número de vendas sem perder a competitividade.

3 – Descubra o que os players estão oferecendo

Grande parte das vendas começa nos marketplaces – transformando o centro de compras virtuais em um ótimo termômetro sobre as preferências dos consumidores. Ao descobrir o que as pessoas estão procurando e comprando atualmente, as indústrias podem renovar ou até mesmo oferecer novos itens em seu portfólio, conseguindo uma aderência maior com os revendedores.

4 – Conheça o BuyBox

O BuyBox é a oferta em destaque de um produto que está sendo comercializado por diferentes lojistas no ambiente de Marketplace. . A importância desta posição de destaque é enorme – foi responsável por 90% da receita total da Amazon.com em 2015. Após descobrir quais são os e-commerces de destaque, é imprescindível oferecer o produto para eles – afinal, são esses players os campeões de vendas.

marketplace_banner-conteudo_v2 (2)