Marketplaces: devo ou não entrar?

O modelo de marketplace é uma alternativa para o comércio eletrônico, graças aos preços mais baixos e maior simplicidade nas operações. Algumas marcas já bem consolidadas no e-commerce brasileiro, como o Extra.com.br, Mercado Livre e Submarino, fazem parte deste grupo de empresas que aderiu à operação, enquanto outras já estão de olho nesse potencial.

A questão que mais atrai o consumidor para essa modalidade de negócio online é sua similaridade a um “shopping da internet”, ou seja, é possível encontrar diversos produtos, fabricantes e modelos no mesmo local. Assim, o comprador em potencial poderá fazer comparações dentro da mesma loja sobre o que ele desejará comprar, efetuando o pagamento em uma única transação e trazendo mais praticidade.

Atrativos para os comerciantes

Como fazer que esse modelo seja benéfico tanto para o consumidor quanto para o lojista? Será que é possível aumentar a eficiência do seu e-commerce com ele? Uma taxa de aproximadamente 20% para o marketplace pode ser uma medida rentável? São muitas as questões que deixam os comerciantes receosos ao adotarem essa medida. Porém, ela tem se mostrado segura e eficiente.

O marketplace costumar prover muitos serviços e funções a quem o contrata, principalmente um maior leque de serviços oferecidos, maior geração de tráfego, cobrança e proteção contra fraudes. Todas essas questões, que costumam trazer uma certa dor de cabeça ao lojista que está começando o seu negócio, ficam mais diluídas, chegando ao empreendedor de maneira atenuada, menos burocrática e trazendo também mais segurança. Ou seja, investindo menos é possível expor seu produto em sites já reconhecidos e ainda aproveitar tudo que eles oferecem, como relevância em SEO, mídia, visitas e toda a sua experiência no setor.

Como me decidir  pelo marketplace

Desta maneira, se você está em dúvida por optar ou não por um marketplace, primeiro avalie o posicionamento que o modelo de negócio da sua escolha tem no mercado. Leve em consideração também se ele é coerente com o posicionamento do produto que você tem a oferecer. Por fim, veja quais são as operações que ele oferecerá e quais você deverá cuidar internamente, colocando na ponta do lápis todos esses investimentos.

A Precifica oferece o serviço de Monitoramento em Marketplace  cujo objetivo é apresentar de forma simples e eficiente quem são os concorrentes que possuem a melhor oferta e possibilitar que o varejista defina sua estratégia de precificação e permaneça competitivo sempre.

marketplace_banner-conteudo_v2 (2)