Vendas em e-commerce e marketplace: entenda diferenças e vantagens

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O marketplace é uma plataforma em que diferentes lojas virtuais vendem seus produtos e serviços. Ele tem se tornado uma das grandes evoluções do comércio virtual. Alguns empreendedores ainda possuem algumas dúvidas sobre as diferenças entre o e-commerce e marketplace e é isso que vamos tratar neste artigo.

Hoje, vamos te ajudar a entender as diferenças entre o e-commerce tradicional e o marketplace, apresentando também as vantagens deste último. Confira!

Entenda a principal diferença entre e-commerce e marketplace

Para entender melhor este mercado, é necessário que você entenda qual é a diferença entre e-commerce e marketplace — somente assim você sabe qual investimento será melhor para o seu negócio.A seguir, separamos 4 diferenças entre e-commerce e marketplace.

1. Divulgação

O marketplace é excelente para divulgação dos seus produtos, pois você não precisa se preocupar com as despesas relacionadas a marketing para divulgação da sua marca, já que os valores cobrados pela comissão das vendas efetuadas na plataforma é o único pagamento obrigatório.No e-commerce as despesas com divulgação são realizadas a cada campanha de vendas, e, ao realizar essas campanhas, é necessário investir uma boa quantia para que mais pessoas possam ser alcançadas.

2. Estrutura

O marketplace possui uma estrutura completa para as vendas online, como segurança antifraude, diversas formas de pagamento e interface para possibilitar a gestão de recebimentos e anúncios, a fim de conseguir atrair grande volume de acessos para o seu site, sem nenhum custo adicional.Já no e-commerce você precisa comprar uma plataforma, um domínio e contratar alguém que entenda de criação de site, pois somente uma pessoa especializada pode construir um site do zero, com toda a segurança que um e-commerce deve possuir.

3. Tráfego

Todos sabemos que para o e-commerce conseguir alcançar o seu público-alvo, é necessário um bom investimento em marketing. No entanto, devido à grande concorrência do mercado digital, muitas vezes não dispomos desse montante para realizar uma campanha arrojada.É nesse momento que o marketplace se torna proveitoso, pois ele consegue gerar um tráfego de visitantes bem maior. É uma ótima maneira de aumentar o fluxo de pessoas para o seu site e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

4. Sistema de pagamento

Geralmente, as plataformas de marketplace possuem uma ferramenta que automatiza os pagamentos, pois quando o consumidor adquire vários produtos de lojas diferentes, ao final ele tem um único pedido — em virtude dessa ferramenta, os valores de cada produto são creditados para o seu respectivo fornecedor. Isso garante a uma grande confiabilidade à plataforma, pois cada loja virtual possui sua própria logística.Em e-commerces os sistemas de pagamentos são um pouco mais complicados, já que é preciso investir em um sistema de segurança que impeça que os dados de seus clientes venham ser roubados.

BuyBox: Aprenda como alcançar essa posição

BuyBox é um espaço destacado dentro de um anúncio de um determinado produto, proporcionando mais destaque às lojas virtuais dentro do marketplace, aumentando assim o seu número de conversões.Em 2015, pela Amazon, essa posição foi responsável por R$ 56 dos R$ 62 bilhões vendidos na plataforma, fato que comprova ainda mais a importância de alcançar essa posição.Para que o seu e-commerce consiga alcançar esse destaque, é importante que ele tenha:

Para te ajudar a alcançar o BuyBox, é interessante que você adquira uma plataforma de precificação, que monitora, em tempo real, os preços, disponibilidade, políticas de frete parcelamento dos seus produtos e dos seus concorrentes. Assim, você poderá ter mais controle do seu negócio, sabendo em que pode melhorar.Conseguiu entender qual é a diferença entre e-commerce e marketplace? Com o grande número de concorrentes no mercado virtual, se tornar referência no seu nicho de mercado tem se tornado cada vez mais difícil. As plataformas de marketplace vêm para ajudar os lojistas a ganharem destaque no mercado e assim, aumentar suas vendas e faturamento.

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