As 5 principais dicas para uma gestão de vendas eficiente

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Se você está a frente de canais de revenda de alta performance, eu entendo o que enfrenta diariamente! Manter o desempenho positivo e os resultados é um desafio e tanto. Para o sucesso de qualquer time, a gestão de vendas precisa ser impecável. É preciso definir boas metas, incentivar os fornecedores e encontrar tudo o que está impedindo as vendas. Pensando nisso, separei, a seguir, as 5 principais dicas para uma gestão de vendas eficiente. Preparado? Vamos lá!

1. Encontre o que está impedindo as suas vendas

Os famosos roadblocks são empecilhos encontrados ao longo do ciclo de vendas. que atrapalham a venda final dos produtos. Os motivos podem ser variados: a distribuição não está sendo eficiente, o e-commerce está praticando preços diferentes daqueles da tabela, ou o mercado está saturado. Por isso, como gestor, é preciso encontrar essas barreiras e criar soluções eficientes.

2. Conheça o mercado

O mercado muda constantemente. Novas empresas e produtos surgem, e também novas oportunidades de expandir o seu negócio. Para uma gestão de vendas eficiente, procure conhecer bem o ambiente em que o negócio está inserido. Saiba quais produtos estão sendo comercializados em cada e-commerce, quais são os produtos similares que também são vendidos nesse canal e quais as principais empresas que estão no mesmo ramo que você.

3. Utilize um software de gestão

A organização do processo de gestão é indispensável para o sucesso da sua estratégia. Particularmente, sem um bom software de CRM (gestão de contatos), eu acho impossível ter uma gestão de vendas eficiente! Escolher o programa certo para a sua empresa é o segredo para alavancar as vendas e organizar as ações do negócio. Ferramentas de estoque e produção também são excelentes para otimizar esse processo.

4. Incentive o feedback

É muito difícil conhecer todos os detalhes ao longo do ciclo de vendas e da jornada de compra. Grande parte do processo acontece dentro do e-commerce, com o cliente final tendo contato diretamente com seu fornecedor – as vezes, não há nem contato! Por isso, incentive o feedback dos sites que disponibilizam os seus produtos. Entenda como o cliente se comporta na hora da compra, quais são as ações que os impedem de comprar, forças e fraquezas do seu produto. Essas são informações importantes para você melhorar a sua gestão de vendas e o seu negócio.

5. Foque no processo de venda

O ciclo de venda e a jornada de compra são a parte ativa da venda. Eles determinam qual é a duração média de uma venda e quais os passos pelos quais os leads passam até se tornarem clientes. Todo esse processo precisa ser mensurado, analisado e otimizado para uma gestão de vendas matadora. O feedback é importante nessa hora, já que a jornada também passa pelo canal final de venda.

Essas são ações básicas que um gestor de vendas precisa articular para criar uma gestão de vendas cada vez mais eficiente. Que tal testá-las e contar para a gente os resultados da sua gestão de vendas? Aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de muitas outras dicas e atualizações do blog!