O universo de lojistas virtuais cresce vertiginosamente e a disputa por um espaço para produtos e serviços está cada vez mais acirrada. Em muitos casos, a mercadoria e a prestação de serviços são as mesmas da concorrência e o diferencial está nos preços, promoções e outros chamarizes.
No comércio eletrônico, o manejo administrativo e financeiro da empresa depende da utilização de ferramentas indispensáveis para o controle de preços, das condições de pagamento, da entrada e saída de mercadorias, das preferências do consumidor, entre outros critérios de análise, organização empresarial e comercial.
Acompanhe e aprenda sobre algumas ferramentas indispensáveis para o sucesso do seu e-commerce.
Google Analytics: perfil do consumidor
Diversamente de uma loja física, em que é possível saber quantos e quais clientes entraram e fecharam compra, numa loja virtual é difícil, senão impossível conhecer visualmente quem são os visitantes do “estabelecimento comercial”.
O Google Analytics é o meio de análise de consumidores preferido dos lojistas virtuais e não seria para menos! A ferramenta, apesar de simples, possibilita conhecer a respeito dos visitantes da loja.
Todo e qualquer e-commerce de sucesso desfruta das vantagens do Google Analytics. Por meio dele, é possível conhecer:
- Quantos visitantes acessaram o site;
- Qual foi o tempo de navegação;
- Taxa de conversão e rejeição;
- Origem dos usuários;
Observe que é difícil pensar no êxito de uma loja virtual que não possua essas informações. Aliadas ao Analytics há outras ferramentas digitais que fazem toda a diferença para o empreendedorismo comercial online.
Google Webmaster Tools: ferramenta indispensável
O Google Webmaster Tools (GWT) é uma das ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) utilizadas por lojistas virtuais, para apontar quais recursos levarão o e-commerce a um maior tráfego de visitantes, a identificar novos links e a melhorar as funcionalidades dentro dos portais de busca.
Assim como outras ferramentas de SEO, o GWT não fornece informações completas sobre o site da loja, mas indica tendências reais que ajudam a melhorar o site para os usuários e para o Google.
Veja que o Google Webmaster Tools oferece muitas informações relevantes, principalmente no que diz respeito à indexação do site, páginas e títulos duplicados e remoção de páginas, entre outras funções: controle de velocidade de ordenação, envio do Sitemap, consultas de pesquisa, identificação de erros de rastreamento.
Google Keyword Planner: planejamento de busca
Com essa ferramenta, o usuário pode conhecer quais as palavras mais importantes e que possuem o valor aproximado do custo por clique (CPC).
Caso não seja um anunciante do Google AdWords, o Google Keyword Planner possibilita que o lojista virtual conheça as palavras que estão no topo de busca do negócio, inclusive em relação ao valor de clique, se caso se fosse anunciar.
O GKP também é muito útil para saber se determinado produto que o e-commerce ainda não ofereça terá uma boa aceitação se colocado a venda.
Google Page Speed Insights: desempenho do site
Page Speed Insights é uma ferramenta gratuita do Google e que serve para medir o desempenho de uma página, especialmente pensada para dispositivos móveis e desktop, além de sugerir melhorias.
Ao melhorar o desempenho de carregamento da loja nos vários dispositivos, a taxa de abandono do site diminuirá e consequentemente melhorará a indexação das páginas na busca do Google.
Para saber como está o desempenho da página do e-commerce, basta digitar a URL da loja no campo indicado, que o sistema mostrará uma pontuação variável entre 0 e 100 pontos. Quanto mais elevada a pontuação, melhor a avaliação da página.
Precifica: Plataforma de monitoramento de preços
Para ajudar, a Precifica acompanha e monitora os preços estabelecidos no seu e-commerce com aqueles praticados pela concorrência, levando em consideração os indicadores internos do seu negócio.
Através da Precificação Dinâmica os preços podem ser reajustados automaticamente, levando em consideração a disponibilidade do produto, bem como os custos de aquisição e margens mínimas fixadas na plataforma. Fantástico, não é?
Além disso, é possível contar com a integração das ferramentas do Google Adwords e do Google Analytics, o que torna a precificação mais fácil e, constantemente atualizada de acordo com as estratégias internas e de mercado.
Percebeu como essas ferramentas indispensáveis podem fazer muito pela sua loja virtual? Entre em contato conosco para conhecer outros mecanismos facilitadores do e-commerce!