Conheça as ferramentas indispensáveis para seu e-commerce!

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O universo de lojistas virtuais cresce vertiginosamente e a disputa por um espaço para produtos e serviços está cada vez mais acirrada. Em muitos casos, a mercadoria e a prestação de serviços são as mesmas da concorrência e o diferencial está nos preços, promoções e outros chamarizes.

No comércio eletrônico, o manejo administrativo e financeiro da empresa depende da utilização de ferramentas indispensáveis para o controle de preços, das condições de pagamento, da entrada e saída de mercadorias, das preferências do consumidor, entre outros critérios de análise, organização empresarial e comercial.

Acompanhe e aprenda sobre algumas ferramentas indispensáveis para o sucesso do seu e-commerce.

Google Analytics: perfil do consumidor

Diversamente de uma loja física, em que é possível saber quantos e quais clientes entraram e fecharam compra, numa loja virtual é difícil, senão impossível conhecer visualmente quem são os visitantes do “estabelecimento comercial”.

O Google Analytics é o meio de análise de consumidores preferido dos lojistas virtuais e não seria para menos! A ferramenta, apesar de simples, possibilita conhecer a respeito dos visitantes da loja.

Todo e qualquer e-commerce de sucesso desfruta das vantagens do Google Analytics. Por meio dele, é possível conhecer:

  • Quantos visitantes acessaram o site;
  • Qual foi o tempo de navegação;
  • Taxa de conversão e rejeição;
  • Origem dos usuários;

Observe que é difícil pensar no êxito de uma loja virtual que não possua essas informações. Aliadas ao Analytics há outras ferramentas digitais que fazem toda a diferença para o empreendedorismo comercial online.

Google Webmaster Tools: ferramenta indispensável

O Google Webmaster Tools (GWT) é uma das ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) utilizadas por lojistas virtuais, para apontar quais recursos levarão o e-commerce a um maior tráfego de visitantes, a identificar novos links e a melhorar as funcionalidades dentro dos portais de busca.

Assim como outras ferramentas de SEO, o GWT não fornece informações completas sobre o site da loja, mas indica tendências reais que ajudam a melhorar o site para os usuários e para o Google.

Veja que o Google Webmaster Tools oferece muitas informações relevantes, principalmente no que diz respeito à indexação do site, páginas e títulos duplicados e remoção de páginas, entre outras funções: controle de velocidade de ordenação, envio do Sitemap, consultas de pesquisa, identificação de erros de rastreamento.

Google Keyword Planner: planejamento de busca

Com essa ferramenta, o usuário pode conhecer quais as palavras mais importantes e que possuem o valor aproximado do custo por clique (CPC).

Caso não seja um anunciante do Google AdWords, o Google Keyword Planner possibilita que o lojista virtual conheça as palavras que estão no topo de busca do negócio, inclusive em relação ao valor de clique, se caso se fosse anunciar.

O GKP também é muito útil para saber se determinado produto que o e-commerce ainda não ofereça terá uma boa aceitação se colocado a venda.

Google Page Speed Insights: desempenho do site

Page Speed Insights é uma ferramenta gratuita do Google e que serve para medir o desempenho de uma página, especialmente pensada para dispositivos móveis e desktop, além de sugerir melhorias.

Ao melhorar o desempenho de carregamento da loja nos vários dispositivos, a taxa de abandono do site diminuirá e consequentemente melhorará a indexação das páginas na busca do Google.

Para saber como está o desempenho da página do e-commerce, basta digitar a URL da loja no campo indicado, que o sistema mostrará uma pontuação variável entre 0 e 100 pontos. Quanto mais elevada a pontuação, melhor a avaliação da página.

Precifica: Plataforma de monitoramento de preços

Para ajudar, a Precifica acompanha e monitora os preços estabelecidos no seu e-commerce com aqueles praticados pela concorrência, levando em consideração os indicadores internos do seu negócio.

Através da Precificação Dinâmica os preços podem ser reajustados automaticamente, levando em consideração a disponibilidade do produto, bem como os custos de aquisição e margens mínimas fixadas na plataforma. Fantástico, não é?

Além disso, é possível contar com a integração das ferramentas do Google Adwords e do Google Analytics, o que torna a precificação mais fácil e, constantemente atualizada de acordo com as estratégias internas e de mercado.

Percebeu como essas ferramentas indispensáveis podem fazer muito pela sua loja virtual? Entre em contato conosco para conhecer outros mecanismos facilitadores do e-commerce!