Monitoramento de disponibilidade: o melhor amigo do seu estoque

Monitoramento de disponibilidade

O gerenciamento e o monitoramento dos estoques de um e-commerce ou mesmo de uma indústria devem ir muito além dos seus indicadores de custos. Esse último aspecto, amplamente priorizado por ilustrar mais facilmente o impacto gerado na receita da empresa, não deve ser, de modo algum, negligenciado. No entanto, existem outras abordagens que merecem muita atenção.

Análise de sortimento e monitoramento de disponibilidade: medidas estratégicas para seu e-commerce

O sortimento abrange tudo o que é comercializado em uma loja. Ele pode ser dividido em categorias que agrupem os itens correlatos – em lojas de roupas, isso significaria uma divisão entre roupas masculinas, roupas femininas, roupas infantis, roupas íntimas, entre outras.

Por exemplo: em uma loja que seja especializada em uma determinada categoria de produtos é possível que o sortimento seja menor do que em uma loja que tenha várias categorias. No entanto, uma outra loja que atenda a vários “nichos” dificilmente conseguirá manter uma grande variedade de produtos em cada categoria, fazendo com que a procura por uma loja mais específica seja maior quando o cliente desejar ter mais alternativas.

O olhar apurado sobre os produtos disponíveis (ou não) no mercado permite ter referências exatas para otimização dos preços e ações promocionais sobre determinado item, e o conjunto de informações constrói uma base para a adoção de medidas mais combativas no mercado e aumento da receita. O ideal é sempre estar atento e monitorar seus produtos, sem deixar de observara ruptura. Na plataforma Precifica, por exemplo, existe o “Relatório de Ruptura”, que mostra de forma precisa o status do sortimento da concorrência.

A solução gera relatórios que indicam a situação dos concorrentes em relação à disponibilidade de estoque. Ela permite comparações de desempenho, facilitando a elaboração de estratégias de venda.

Além disso, o monitoramento de disponibilidade acarreta na redução de custos com a rotina do estoque, já que será possível observar mais detalhadamente a demanda por seu mix, solucionando problemas de estoque negativo ou produtos sobressalentes.