O que é o EAN e qual a sua importância ao e-consumidor?

Certamente todos os consumidores já o viram muitas vezes, mas muitos não fazem a menor ideia do que significa. Estamos falando do EAN-13 (European Article Number), um composto de 13 números que traz informações sobre a origem do produto.

Ainda não sabe o que é? O EAN-13 também pode ser conhecido como código de barras, ou melhor, aquela numeração que aparece embaixo dele.

EAN-Precifica

O EAN é a codificação universal que identifica o país de origem, a empresa fabricante, o produto por ela produzido e um dígito verificador. E, a partir da leitura dessa numeração é possível verificar a legitimidade do produto.

Mas não é só na questão de segurança que o EAN é importante. Com ele, o e-consumidor consegue ter uma melhor experiência de compra, tudo a partir de um sistema de busca mais acurado. Além disso, adeus problemas de confundir os produtos. Mesmo aquele mínimo detalhe na diferenciação de dois tênis, por exemplo, pode ser resolvido com a verificação do EAN.

Assim, seja por segurança ou por facilidade ao consumidor, o EAN  é muito mais do que apenas o “código de barra”, é o CPF do produto no mundo digital.

*Ricardo Ramos é CEO da Precifica