Brasileiros confiam cada vez mais no comércio online, diz pesquisa do SPC Brasil

Os brasileiros estão cada vez mais confiantes em relação ao e-commerce nacional, e buscam as compras virtuais com maior frequência. De acordo com uma pesquisa do SPC Brasil, realizada entre os dias 5 e 8 de janeiro de 2015 e divulgada em fevereiro deste ano, 93% das pessoas que atualmente realizam compras pela internet já estão no meio online há mais de três anos. Do total de entrevistados pelo estudo, apenas 8% ainda mantém algum receio de fazer compras em lojas virtuais.

Os dados trazidos pela pesquisa demonstram que os consumidores estão se sentindo mais seguros para fazer suas compras, ao mesmo tempo em que se tornam mais experientes no uso da tecnologia. Ou seja, um dos principais motivos pela aceitação é o histórico de boas experiências obtidas no setor. Os compradores se sentem satisfeitos e voltam a comprar pela internet.

Disponibilidade e conforto

Entre os principais motivos apontados pela motivação dos consumidores migrarem para as lojas online está o benefício do e-commerce ficar “aberto” 24 horas por dia, ideal para quem tem pouco tempo para sair às compras – o que permite ainda comparar os preços e condições de pagamento e melhor opção de entrega.

O conforto trazido pelos e-commerces, no entanto, deixam o consumidor ainda mais exigente e as lojas precisam correr atrás. Melhores estratégias de marketing, promoções, condições de pagamento e formas de envio fazem com que os clientes sintam-se mais atraídos  e acabem tornando-se fiéis à sua marca. A Precificação Dinâmica, por exemplo, é uma forma de se manter competitivo para que nenhuma oportunidade de venda seja perdida, e todo o trabalho para conquistar tráfego valha realmente a pena.

Como oferecer segurança e credibilidade

É muito importante que o consumidor que busca um produto enxergue o seu e-commerce como um lugar seguro para fazer o pedido dos itens desejados. Marcar presença nas redes sociais é uma excelente maneira de levar a sua marca até o cliente, mas é necessário ter atualização frequente e pessoas dedicadas a esse canal para reverter eventuais elogios e críticas em fatores favoráveis à sua loja.

Além disso, é fundamental que seu site tenha as certificações adequadas e informações claras e objetivas. Qualquer dúvida pode fazer com que o consumidor escolha o seu concorrente.