Compras via mobile devem crescer mais de 40% em 2016

compras-mobileM-commerce está aumentando 300% mais rápido do que o e-commerce, refletindo mudanças nos hábitos dos consumidores online

Um recente levantamento realizado pela Coupofy, detentora de um dos maiores bancos de dados sobre compras realizadas com cupons online, detectou uma mudança importante que está ocorrendo rapidamente no varejo online.

O crescimento do m-commerce é 300% mais rápido em comparação ao e-commerce e, de acordo com os dados, as compras realizadas por dispositivos móveis devem crescer 42% até o final de 2016. A estimativa é que as compras realizadas via mobile movimentem cerca de US$ 600 bilhões até 2018.

Entre os países que lideraram as compras online via tablets e smartphones, estão Dinamarca (55%), Noruega (54%), Suécia (52%), China (52%) e Espanha (48%). No entanto, um enorme crescimento também foi detectado em países emergentes: entre 2012 e 2014, as compras mobile na Índia saltaram de 30,3% para 62,9%, seguida de Taiwan (28,2% para 62,6%) e Malásia (25,4% para 45,6%).

M-commerce no Brasil

De acordo com a empresa de pesquisas de mercado Ipsos, em um estudo para o PayPal, os brasileiros também estão aderindo rapidamente às compras online via mobile graças à popularização dos dispositivos móveis no país.

Em 2014, 34% dos entrevistados no Brasil – cerca de 800 participantes de um estudo mundial que ouviu 17.500 pessoas em 22 países – afirmaram ter realizado um pagamento online pelo celular ou tablet nos últimos 12 meses.

Os jovens ainda são maioria na adesão ao e-commerce: 61% do público que realizou compras via mobile estão na faixa entre 18 e 34 anos. Ainda de acordo com o estudo, a expectativa de aumento do m-commerce no Brasil é de 46% ao ano até 2016, incluindo o consumo de bens digitais, como downloads de jogos, assinaturas de serviços online, entre outros.