Relatório WebShoppers 2015

Divulgado dia 4 de fevereiro, como iniciativa da E-bit, o WebShoppers 2015 é um relatório sobre o comércio eletrônico, no qual são analisadas a evolução do e-commerce, tendências, estimativas, as mudanças de comportamento e preferências dos e-consumidores.

Ainda com a economia instável e em ano de Copa do Mundo, o comercio eletrônico brasileiro faturou R$ 35,8 bilhões em 2014, um crescimento de 24%, já que em 2013 o resultado foi de R$ 28,8 bilhões, segundo dados do relatório.

Isso indica uma tendência em novos hábitos de consumo, uma vez que os pedidos feitos pela internet só aumentam. Podemos atribuir a esse movimento  ao aumento do usode aparelhos móveis, o acesso à internet que cada vez mais vem crescendo no país, as formas de pagamentos e possibilidades de parcelamento de compras.

Outro ponto interessante deste relatório é observar que o preço é a principal razão que motiva os brasileiros a realizarem compras em sites internacionais. Fato desconhecido? Não! Na verdade 8 em cada 10 entrevistados responderam que a preferência seria comprar em algum site nacional, caso o produto estivesse disponível e o preço fosse competitivo.

Cada vez mais a importância  em ter competitividade no e-commerce ganha força. Ações como: monitorar os concorrentes, estar sempre atento aos preços praticados por outros lojistas, oferecer as melhores condições de entrega, agilidade no atendimento, oferecer produtos variados, etc, colocará sua loja virtual sempre a frente.

Para ter alguns insights e observar o crescimento do segmento, baixe o relatório completo: http://www.ebit.com.br/webshoppers
Any Zamaro é coordenadora de marketing da Precifica, primeira empresa do Brasil especializada em precificação inteligente -www.precifica.com.br