Tendências do e-commerce para 2015

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Com a chegada de um novo ano, muitas são as expectativas com o mercado e com o comportamento do consumidor online.

O universo do e-commerce deixa nítido quais são as novas preferências dos brasileiros que incorporaram a compra online no seu dia-a-dia.

Em junho de 2014, uma pesquisa da TIC Domicílios revelou que 52,5 milhões de brasileiros acessam a internet por meio de seus celulares – um crescimento de 106% em relação aos últimos dois anos. Portanto, cada vez mais o acesso parte de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis com acesso à internet.

Veja algumas tendências para não ficar de fora dessa parcela do mercado no ano que vem chegando.

Design

Cada vez mais pessoas que não nasceram com a tecnologia na ponta dos dedos têm entrado para a parcela de consumidores que utilizam a internet como principal meio de compra. Segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Auxílio de Domicílio), vinculada ao IBGE, o número de idosos na internet cresceu 222,3% entre 2005 e 2011. Para atender a essa parcela de consumidores, que aumenta progressivamente nos últimos anos, o design da página da loja deve ser simplificado – tanto para não demorar demais para carregar, quanto para que o usuário não se perca em diversas categorias de compra, desistindo de fazer o pedido.

Esteja pronto para os celulares

O design responsivo firmou-se como tendência para os sites desde 2010, e diz respeito a adaptação de uma página em diferentes plataformas. Objetos comuns do cotidiano, como as smart TVs ou até mesmo uma geladeira, podem estar conectados a internet, por isso é importante que o seu e-commerce esteja pronto para ser acessado por esses novos aparelhos.

O próprio algoritmo do Google, segundo informações do Click Z – importante site americano sobre marketing digital – divulgadas em novembro deste ano, já leva em consideração para o ranqueamento a capacidade da página ser acessada e encontrada por buscas em celulares e outros equipamentos. A responsividade do site deixou de ser uma tendência para se tornar uma obrigatoriedade em 2015.

Preços mais competitivos

Por meio do monitoramento de preços você tem noção de como estão os valores dos concorrentes para os produtos que você também vende. Isso garante que você seja mais competitivo, além de poder recorrer à precificação inteligente e adequar os preços de diversos produtos de maneira automática, sempre que houve uma oportunidade de venda.

Customize a navegação

O cliente buscam um lugar onde ele se sinta bem atendido de acordo com suas necessidades. O Cross Selling ou venda cruzada, cujo objetivo é oferecer aos clientes produtos complementares àqueles que já foram ou serão comprados, é uma boa maneira para conseguir chegar a essa customização. A partir daí, enviar emails marketing com oferta dos produtos navegados, mas adquiridos pode aumentar ainda mais a possibilidade de venda.