3 passos para definir uma estratégia eficiente de Precificação Dinâmica

Estratégia de Precificação

Planejamento bem realizado pode aumentar as vendas de e-commerce em até seis vezes

O uso da Precificação Dinâmica é uma estratégia cada vez mais utilizada no e-commerce para aproveitar oportunidades, permitindo elevar o preço de alguns produtos à medida que os concorrentes ficam sem estoque, ou baixá-lo para se manter competitivo. Com esse planejamento bem definido, é possível conferir na simulação para uma loja virtual com 200 produtos de informática, por exemplo, que o volume de visitas e, principalmente, de receita aumentaram até seis vezes em 90 dias.
Entretanto, para que na prática os resultados apareçam, é fundamental escolher a estratégia a ser seguida, e realizá-la em três passos. São eles:

1º passo – Determine os preços de venda mínimo e máximo para cada produto

Para chegar a esses parâmetros, é preciso considerar uma série de variáveis de formação de preço, como o custo do produto, os impostos incidentes, despesas com logística, margem de lucro mínima esperada, além de conhecer os preços praticados pela concorrência. Com os valores definidos, os preços podem subir ou descer nas casas dos centavos ou dezenas de reais várias vezes por dia, mas sempre mantidos dentro das margens.

2º passo – Identifique concorrentes diretos para cada item

Certos concorrentes podem até vender o mesmo produto, mas não afetam diretamente a demanda quando realizam promoções. Estes são considerados concorrentes indiretos. Nesta fase, é hora de identificar quais são as outras lojas que disputam o mesmo mercado, e seus produtos de interesse: esses são os concorrentes diretos, que devem ser monitorados com maior atenção.

3º passo – Aplique uma estratégia de Precificação para cada produto

Alguns itens podem ficar dentro de uma estratégia onde o preço de venda deve ser 5% inferior ao concorrente direto com o menor custo. Outros, podem ser enquadrados em um parâmetro com venda sempre R$10,00 superior ao concorrente direto de preço mais baixo. Aqui, as possibilidades são diversas, cabe ao lojista experimentar. Mas a dica é considerar sempre o aumento de preço para o teto definido quando todos os concorrentes diretos estiverem sem estoque.

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