4 itens que otimizam a Precificação dos seus produtos

Uma ferramenta de Precificação Inteligente já se tornou fundamental para obter informação estratégica e aprimorar a competitividade em todo e-commerce. Entretanto, não basta contratar uma solução e começar a usar. Diante de tantos recursos, é preciso entender o pleno potencial da ferramenta e configurá-la com consciência e sabedoria para alcançar melhores resultados. Veja quatro itens que merecem atenção:

Indicadores de performance: Em primeiro lugar, é preciso conhecer todo o seu portfólio de produtos e também dos outros players, verificar itens e a porcentagem de mudança de preços, identificar quem é a maior e a menor concorrência. Para isso, é importante contar com um painel que dê uma visão geral das lojas selecionadas para visualizar de forma rápida quantas estão com preços mais altos, intermediários ou mais baixos.

Gráficos com média de preços: Monitorar os valores praticados pela concorrência pode ajudar quando o preço definido inicialmente não estiver funcionando. A ferramenta apresenta um acompanhamento gráfico com a média dos preços praticados pela concorrência, ponto que serve de partida para o gestor pode ter novos insights para redefinir sua estratégia.

Configuração das faixas de valores: Com o conhecimento do comportamento do mercado fica mais fácil definir todos os parâmetros de preços a serem praticados de forma automática. Escolha com sabedoria o custo de saída, preço mínimo e máximo, qual será o valor do item quando estiver exclusivo por indisponibilidade nos estoques alheios ou por falta de concorrentes.

Alertas para oportunidades: Selecione produtos em destaque e opte por receber avisos a qualquer hora do dia, quando houver alguma mudança importante na concorrência, como uma queima de preço ou indisponibilidade do estoque. Com um alerta em tempo real, é possível reagir e aproveitar oportunidades exclusivas de estoque, ou redefinir um preço mais vantajoso. Caso a predefinição de, por exemplo, 5% acima ou abaixo do praticado pela outra loja ultrapassar o limite do que seu comércio pode praticar, o alerta permite intervir antes de sofrer com prejuízos.

*Ricardo Ramos é CEO da Precifica