Como acertar na hora de precificar um produto ou serviço?

Como_acertar_na_hora_de_precificar_um_produto_ou_serviço.jpg.jpeg

Definir o preço de um produto ou serviço é o ponto-chave para o sucesso de qualquer negócio. Preços muito elevados podem assustar os clientes potenciais, mas um preço muito baixo pode fazer a empresa perder dinheiro a cada venda.

Surpreendentemente, a maioria dos empresários ainda define o valor de seus produtos de forma incorreta: unicamente de acordo com a concorrência. É esse o seu caso? Quer saber como precificar os seus produtos de forma correta? Fique por dentro no post de hoje!

Quanto custa para produzir o seu produto ou serviço?

Isso pode parecer uma pergunta óbvia, mas não é. Especialmente nas pequenas empresas de serviços profissionais, tais como advogados, médicos, contadores, arquitetos e outros profissionais, que muitas vezes não calculam o custo de seu próprio tempo para determinar o valor do seu trabalho.

Portanto, um contador que cobra taxas fixas para preparar declarações de impostos anuais pode acreditar que está ganhando durante esse período, quando na verdade está vendendo seu tempo por um preço muito pequeno. Seu trabalho poderia render mais dividendos, se contratasse um assistente para ajudá-lo a fazer as declarações, e ele pudesse se dedicar a outras tarefas, tais como revisão de documentos e tratar os casos mais complexos.

Quanto dinheiro a sua empresa ganha com cada venda?

A margem bruta, ou seja, a diferença entre o total de receitas e os custos de produção, mede a eficiência de um negócio pela transformação de matérias-primas, serviços e horas de trabalho. Analise desta forma: para cada R$ 10,00 em vendas, quanto a empresa vai gastar para pagar empregados, materiais, serviços e processos para desenvolver o seu produto? Se a resposta é de R$ 5,00 a sua margem bruta é de 50%.

Portanto, esteja certo de que o seu lucro está garantido, quando atribuir preço ao seu serviço ou produto.

Precificar o seu produto cobre os custos administrativos e de vendas?

Atenção: se a sua empresa tem uma margem bruta de 50% ou mais não significa necessariamente que está ganhando dinheiro. Seus preços devem refletir o custo total e, em muitos casos, isso pode envolver muito mais, como aluguel, serviços públicos, o orçamento de marketing e outros custos operacionais do dia a dia.

Ao calcular a margem líquida, também se deve considerar o custo de sua equipe administrativa: a recepcionista, o gerente, o gerente de atendimento ao cliente, o contador e outros funcionários, em contato com o público ou não.

A sua empresa precisa pagar comissões?

No caso de um restaurante, os clientes vêm sozinhos e a sua empresa não precisa se preocupar com os custos de distribuição. Mas, se, por exemplo, decidir vender seus produtos em outros canais e contratou fornecedores independentes, precisa considerar o pagamento de comissões.

Dependendo da indústria, os vendedores podem cobrar até 20% de comissão por venda. Para uma empresa com lucros de 50%, isso não é uma desvantagem; mas para uma que percebe apenas 10%, pode ser um problema sério. Então, se sua atividade depende de outras pessoas para ajudá-lo a vender, é importante ter um preço suficiente para dar a sua parte para os vendedores e ainda ter uma margem de lucro.

E o preço da concorrência?

Agora que você já sabe o que é necessário para precificar o seu produto ou serviço corretamente, não deixe de ficar de olho no preço da concorrência. Ninguém quer perder dinheiro porque os seus produtos estão sem reajustes há tempo demais. Depois de estabelecer os preços, a sua empresa terá que revê-los pelo menos a cada quatro meses e fazer ajustes, especialmente se o custo de um de seus principais componentes aumentou nesse período.

A partir de um bom relacionamento com seus clientes e um produto ou serviço que atenda às necessidades do mercado, você pode aumentar seus preços sem perder negócios para os concorrentes e construir uma base financeira sólida para o futuro da sua empresa.

Quer saber mais sobre como precificar? Leia outros conteúdos relacionados a este tema em nosso blog.