Planilha para auxiliar na formação de preço

Você sabe quanto cobrar por um produto? O dobro do preço de compra? Devemos acrescentar valor de comissões e impostos? São perguntas frequentes para quem tem uma loja online.

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Por esse motivo, a Precifica disponibiliza uma planilha dinâmica para ajudar os varejistas a formarem o preço de venda do produto e identificarem a taxa de retorno sobre o investimento no estoque de cada produto, levando em conta preço de compra, despesas variáveis, impostos, entre outros fatores.

A planilha em excel está disponível neste link, mas é necessário seguir algumas instruções, tais como:

  • Os valores em negrito são calculados automaticamente, ou seja, não devem ser editados de forma manual;
  • Deve-se editar apenas as células em fundo cinza
  • Os parâmetros como “Comissão e Mark-up” podem ser informados em % ou R$;

O que é importante avaliar nesta planilha?

  • Preço Compra: É o valor que pagou no produto
  • Despesas Variáveis: Pode ser o valor pago para a operadora de cartão, embalagens, taxa de consulta anti-fraude, etc.
  • Comissões: Qual o valor, ou percentual, para comissões com programas de afiliados, parceiros, marketplace, entre outros;
  • Impostos: Qual percentual de impostos;
  • Mark-up: É um multiplicador sob a soma de todos os custos do produto. Importante destacar que mark-up não é o mesmo que margem de lucro e sim um elemento para indicar quanto do preço do produto está acima do seu custo de produção e distribuição;
  • Preço Venda: É o resultado da planilha referente aos itens acima. Esse é o valor sugerido para o seu produto;
  • Volume médio mensal: É o número de produtos comprados inicialmente dividido pelo número de dias do giro de estoque, ou seja, quantidade média de produtos vendida por mês;
  • Margem Contribuição: é o valor que sobra da venda de cada unidade para contribuir com o pagamento de todos os custos fixos, como por exemplo, folha de pagamento dos funcionários;
  • Quantidade de compra mínima: Quantidade mínima de produtos por pedido de compra junto ao fornecedor;
  • Giro estoque (dias): Quantos dias, aproximadamente, leva para o estoque (quantidade de compra mínima) ser vendido
  • Investimento: Valor total a ser investido na composição do estoque inicial

Calcular o preço do produto não é tarefa simples, mas sem dúvidas esta planilha irá ajudar, e muito, no seu dia-a-dia. Desta forma, suas estratégias estarão ainda mais estruturadas. Espero que aproveite e alcance resultados ainda melhores!

*Any Zamaro é coordenadora de marketing na Precifica.