Precificação é a grande aliada de empresas que ainda não iniciaram suas atividades

E-commerce

Uma tarefa importante que todo empresário deve levar em consideração antes de lançar seu produto no mercado é a definição de um preço para a mercadoria ou serviço, a chamada precificação.

O estudo do preço é essencial para o êxito nas vendas e a obtenção da margem de lucro. Antes do lançamento do produto, é preciso basear-se em quatro pontos para calcular o seu valor de venda: o custo da produção, os gastos variáveis (impostos, embalagens e comissões de vendas), gastos fixos (despesas administrativas) e o valor ou percentual do lucro pretendido.

Depois de somar esses quatro fatores, é preciso comparar o resultado com o que é praticado pelo mercado, ou seja, vale oferecer preços competitivos e aproveitar datas comemorativas durante o ano. Fazer isso ajuda a acompanhar as variações dos concorrentes em tempo real e realizar as mudanças necessárias nos preços dos produtos sem gerar impacto na estrutura do estoque.

A importância da Precificação Inteligente

A Precificação Inteligente é importantíssima para a definição de um preço que estabeleça uma margem de lucro para cada produto. Por meio desse processo, você impede que o preço oscile sem ultrapassar o valor mínimo ou de custo e garante que a loja virtual não tenha prejuízos.

Algumas medidas que podem ser tomadas a fim de praticar a Precificação Inteligente antes mesmo de iniciar suas atividades são: verificar produtos da concorrência que costumam ficar rapidamente sem estoque e observar quais produtos mais inflacionam seus preços.

Vale lembrar que adotar essas medidas oferece ao gestor maior conhecimento e uma visão mais ampla, seja da empresa ou da concorrência.

Como a organização na precificação é fundamental para assegurar o sucesso da empresa antes mesmo de ela dar início as suas atividades, é essencial estar a par dos canais online, como redes sociais, links patrocinados e e-mail marketing. Utilizando bem esses recursos, a loja será mais vista e procurada e, consequentemente, venderá melhor.