As diferenças entre preço e valor para o e-commerce

Publicado em 13.01.2016 no veículo Portal Administradores.

Preço

Mais do que preços baixos, o cliente quer sentir que está pagando um valor justo pelo bem ou serviço que está adquirindo

Uma das definições mais importantes que um lojista virtual precisa realizar é a precificação de seus produtos. É o preço quem vai atrair os consumidores para o site, sustentar toda a operação e garantir o lucro para manter o negócio ativo. Entretanto, muitos empresários acreditam que a política de preço consiste apenas na definição de um valor financeiro com uma margem suficiente para suprir custos, quando na verdade, é preciso levar em conta o comportamento e a própria percepção do cliente para aliar vendas com rentabilidade.

Aqui no Brasil, seis em cada dez e-commerces baseiam os preços dos itens de acordo com os custos operacionais envolvidos e 47% atualizam este valor apenas uma vez por mês, de acordo com a pesquisa “Como você lida com seu preço”, da Precifica. Os dados reforçam a necessidade do empresário de ampliar sua estratégia de preço para conseguir se destacar frente à concorrência e atrair mais pessoas dispostas a comprar.

Nem sempre é indicado ter o produto mais barato por meio da oferta de descontos e promoções. Sem planejamento, esta tática pode levar a loja virtual à falência em poucos meses. O mais importante é fazer com que o preço esteja de acordo com o pensamento do seu públic0-alvo. Mais do que preços baixos, o cliente quer sentir que está pagando um valor justo pelo bem ou serviço que está adquirindo. Confira detalhes e dicas sobre este tema no infográfico produzido pela Vouchercloud:

preco2