Mercado aquecido faz lojas virtuais de beleza apostarem em monitoramento

Publicado em 23.09.2015 no veículo Portal da Revista E-Commerce Brasil.

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O comércio eletrônico brasileiro está em franca expansão e deve movimentar R$ 43 bilhões em 2015, de acordo com o relatório Webshoppers. Dentro deste setor, o destaque fica para o crescimento da categoria “Cosméticos e Perfumaria”. A participação do segmento no faturamento total do e-commerce pulou de 6% em 2006 para 15% em 2014.

Com o mercado aquecido, varejistas deste segmento abriram suas lojas virtuais, ampliando assim a concorrência e logo, a briga pelos preços. Assim, apostar em soluções tecnológicas para monitorar os valores praticados por outros lojistas tornou-se item essencial para melhorar a própria estratégia de vendas e o nível de competitividade.

“Tivemos que automatizar um processo antes feito manualmente, para ter uma escala muito maior. Dessa forma, reduzimos tempo, aumentamos a cobertura de SKUs e conseguimos otimizar a agilidade de resposta e de reação para as variações de preços dos concorrentes”, comenta Luiz Fernando Yamaoka, coordenador de Business Intelligence da loja virtual Beleza na Web.

A companhia, que trabalha com 13 mil artigos e 200 marcas, buscou uma solução especializada em precificação inteligente, para monitorar os principais players da categoria e definir suas estratégias de forma mais eficiente. Após a implantação, o e-commerce aumentou em 5000% o número de produtos analisados, saindo de 200 do processo manual para 10000, com o recurso automatizado.

“Agora, conseguimos monitorar promoções, observar se os concorrentes estão seguindo a tabela de preços de fornecedores e praticar a melhor oferta em nossos produtos. Para obter insights, há um acompanhamento constante dos departamentos de Marketing e de Compras sobre os relatórios gerados pela plataforma”, afirma Yamaoka.

A Beleza na Web é uma loja online especializada em produtos de beleza e conta com um modelo de negócio diferenciado. A empresa oferece os melhores produtos da área para os clientes e conta também com uma equipe de experts para oferecer dicas, itens que se harmonizam e outros truques para os consumidores. Atualmente, conta com um catálogo que envolve mais de 200 marcas e 13 mil artigos.

Fonte: Precifica