Um Natal mais recheado: Precificação Inteligente no e-commerce ajuda lojas virtuais a se destacarem

Publicado em 08.12.2014 no veículo Portal E-Commerce News.

E-commerce News

Com o Natal, o e-commerce nacional deve movimentar R$ 5,7 bilhões, 27% a mais do que no ano anterior, segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Maior data sazonal do e-commerce, o período que vai de 28 de novembro até 23 de dezembro é tempo de concorrência extremamente acirrada. Por isso, para se destacar frente à concorrência é preciso focar em estratégias de preço e marketing. Uma das formas de sair à frente é aproveitar os benefícios que a solução de precificação dinâmica possibilita, colocando os produtos mais procurados em vantagem em relação às outras lojas virtuais.

Confira dicas de como utilizar a tecnologia de precificação dinâmica [1] no Natal:

Selecionar o catálogo: no Natal as pessoas querem dar um bom presente, momento propício para o varejo desenhar estratégias baseadas em vanguarda, apoiadas em três atributos: fator emocional, apelo de consumo e novidade de mercado.

Identificar seus concorrentes: Realizar uma análise de sortimento [2] para descobrir quais lojas virtuais são de fato concorrentes é decisivo nesta ocasião. A partir daí, fica mais fácil balizar estratégias de preços.

Definir período e estratégia: Primeiro, determine as datas que englobam as ações da sazonalidade. Depois, defina estratégias de precificação dinâmica, levando em consideração as seguintes

Variáveis: estoque, margem mínima e preços praticados pela concorrência. O objetivo da precificação dinâmica é garantir que os produtos alcancem uma posição de melhor preço sem abrir mão da rentabilidade.

Artigo também publicado no Portal E-commerce Brasil

Luiz Pereira Precifica