Você sabe o que é red tag sale? Veja cinco passos para seu e-commerce aproveitar esta data

Publicado em 25.01.2016 no veículo Portal E-commerce Brasil.

O fim de ano é um dos períodos mais rentáveis para o varejo online. Além das compras de Natal, há a Black Friday, um dia de descontos que impulsiona vendas das lojas virtuais. Dessa forma, é natural que o mês de janeiro represente um recuo nas vendas. Porém, os varejistas encontraram uma alternativa para reverter esta questão: implementar a tradicional liquidação de janeiro do varejo físico, conhecida como “red tag sale” nos Estados Unidos. Com a oferta de descontos, há um aquecimento nas vendas e uma possível chance de renovar seu portfólio. Confira como aproveitar este período:

Identifique os concorrentes: o primeiro passo para fazer uma liquidação no e-commerce é apontar quais são os concorrentes em seu segmento e quais as medidas que serão adotadas por eles. Descobrir as práticas adotadas no mercado auxilia a empresa na elaboração da sua estratégia comercial.

Faça monitoramento contínuo: antes de sair aplicando descontos no e-commerce, monitore a política comercial dos concorrentes, incluindo preço, parcelamento e frete. É o melhor recurso para definir a estratégia da liquidação sem comprometer a rentabilidade e a operação do comércio eletrônico.

Selecione o catálogo: se as lojas físicas colocam todo o estoque em promoção, no e-commerce a recomendação é escolher bem os produtos ou categorias que recebem descontos. O momento é propício para queimar o estoque e renovar o catálogo.

Chame a atenção do público: o mês de janeiro é conhecido por muitas contas a pagar. Portanto, os descontos precisam ser convidativos para se destacar e atrair consumidores para dentro da loja.

Defina o período de promoção: a promoção não precisa englobar todo o mês de janeiro. O ideal é estabelecer dias para aplicar os descontos e as estratégias de precificação dinâmica – conseguindo, assim, ter o melhor preço em todos os momentos.